III Curso de Verão do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas

Palestrantes

Elisabeth Maróstica

lattes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado (1998), doutorado(2002) e pós-doutorado (2004), em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo, doutorado “sandwich” (2001) pela McGill University- Montreal, CA. Atualmente é Professora Associada de Farmacologia do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense . É docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) da UFF e colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares, pesquisador-colaborador da UNIFESP e do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Farmacologia Autonômica e Cardiovascular, Farmacologia Bioquímica e Molecular, com ênfase em Receptores Muscarínicos e marcadores inflamatórios, atuando principalmente nos seguintes temas: reatividade vascular e inflamação, controle autonômico cardiovascular e exercício, subtipos de receptor muscarínico, imunohistoquímica e expressão gênica, endocrinologia da reprodução, trato reprodutor masculino.

Isabel Antunes David

lattes

Graduada em nutrição pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho), ambos na área de neurofisiologia. Desenvolveu parte do seu doutorado no laboratório de psicofisiologia da Universidade de Granada (Espanha) através do programa de doutorado-sanduíche da CAPES. Foi bolsista de pós-doutoramento do CNPQ realizando, neste período, projetos no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense e realiza atividades de pesquisa no departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF. Estuda a interação entre a emoção e a atenção no cérebro humano através de projetos na área básica com aplicação no diagnóstico e tratamento dos transtornos de ansiedade e na saúde pública. A técnica principal aplicada é a eletroencefalografia. Orienta alunos de graduação e de pós-graduação, vinculados às pós-graduações em Neurociências e Fisiologia e Farmacologia da UFF e em regime de co-tutela com a Universidade de Granada, Espanha. Foi contemplada com o título de Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2014 e 2018). Mãe de uma filha, esteve de licença maternidade em 2014.

Karen Jesus Oliveira

lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Realizou pós-doutorado na UFRJ (2004-2006), na Universidade de Chicago (2006) e na Universidade de Utah (2012-2013), especializando-se em Endocrinologia Molecular e Metabologia. Atualmente é pesquisador-colaborador na UFRJ e Professora Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Orienta 2 alunos de Iniciação Científica, 3 de Mestrado e 5 de Doutorado na Pós-Graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia) da UFF, Pós-Graduação em Ciência e Biotecnologia da UFF e Pós-Graduação em Fisiologia do Instituto de Biofísica da UFRJ. Coordena os projetos de extensão “Ciência na Escola”, “Biotecnologia, alimentação e saúde: matando a fome de conhecimento” e “Curso de Verão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas”, todos vinculados à UFF. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Sociedade Latino Americana de Tireóide (LATS) e da Endocrine Society. Tem experiência na área de Fisiologia (ênfase em Fisiologia Endócrina), Nutrição e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da secreção, ação e metabolismo dos hormônios tireóideos, regulação da homeostase energética e peso corporal pelos hormônios tireóideos, adipocinas, neuromedina B e alimentos funcionais/nutracêuticos.

Leticia de  Oliveira

lattes

Realizou mestrado na Faculdade de Medicina da USP/RP e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos na área de Neurofisiologia. Realizou seu pós-doutoramento no Kings College London (Inglaterra) na área de Neuroimagem Funcional e Machine learning (sub-área da Inteligência Artificial). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e Honorary Senior Research Associate na University College London. É Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) no período de 2014-2018. Estuda a interação emoção e atenção no cérebro humano. Desenvolve trabalhos na interface entre ciência básica e clínica, especialmente no estudo de transtornos de ansiedade e humor com neuroimagem. É mãe de uma menina nascida em 2005.

Liana Catarina Lima Portugal

lattes

Realizou mestrado em Neuroquímica na Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Neurologia/Neurociências pela mesma instituição (2012). Foi bolsista de pós-doutoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na University College London (Londres, Reino Unido, 2012-2014). Foi bolsista de pós-doutoramento pelo CNPq (2014-2016) com a bolsa jovens talentos. Atualmente é bolsista pós-doutorado nota 10 da FAPERJ na Universidade Federal Fluminense e Honorary Research Associate na University College London. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: ressonância magnética funcional e técnica de aprendizagem de máquina (“machine learning”) com aplicações translacionais da neurociência à prática clínica. Mãe de uma menina, esteve em licença maternidade em 2015.

Mirtes Garcia Pereira

lattes

Desenvolveu seu mestrado e doutorado na área de neurociências e comportamento, ambos no programa de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ. Realizou estagio sênior no Departamento de Psicologia da University of Maryland (Estados Unidos) na área de Neuroimagem Funcional. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense. Desde 2006 faz parte do corpo docente permanente da Pós-graduação em Neurociências (HUAP) e atualmente é coordenadora do programa em Pós-graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia). Membro do GT Psicobiologia, Neurociências e Comportamento da ANPEPP. Revisora de periódicas internacionais importantes dentro da temática de emoção, atenção e comportamento. Coordena projetos de pesquisa que investigam a influência de estímulos emocionais sobre o comportamento e sobre a reatividade cerebral. Além disso, parte dos projetos investiga processos psicobiológicos que possam estar alterados no transtorno do estresse pós-traumático, contando com a colaboração de professores do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF. Mãe de duas filhas esteve em licença maternidade em 2006 e 2010.

Pablo Pandolfo

lattes

Graduação em Farmácia (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2007) e doutorado (2010) pelo Programa de Farmacologia da UFSC. Realizou doutorado sanduíche no Centro de Neurociências de Coimbra, Portugal. Jovem pesquisador de doutorado, prêmio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Brasil e Governo da República Portuguesa. Pós-doutorado (2012) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro permanente dos Programas de Pós-Graduação: Neurociências e Ciências Biomédicas – Farmacologia e Fisiologia, ambos da UFF, e Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Experiência em neuropsicofarmacologia experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: abuso de drogas e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 

Pedro Paulo Soares

lattes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Biomédica na área de processamento de sinais biólogicos pelo Programa de Engenharia Biomédica / COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado desenvolvido no Laboratório de Hipertensão Experimental / InCor / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em fisiologia do exercício na Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa na área de fisiologia do exercício, educação física, treinamento físico, controle cardiovascular em modelos de experimentação em humanos e animais e desenvolvimento de sistemas e ferramentas de análise de sinais biológicos. Atualmente é professor Associado do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense e orientador de Mestrado e Doutorado em Ciências Cardiovasculares e Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) da UFF. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Ex-Coordenador Científico da Confederação Brasileira de Remo. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Membro da American Physiological Society e da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Avaliador de Cursos de graduação do INEP/SINAES.Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício, controle cardiovascular, barorreflexo, análise espectral, pressão arterial, fluxo sangüíneo, função endotelial, exercício condições ambientais de calor e altitude simulada, remo/esportes e treinamento físico.

Vilma Aparecida da Silva Fonseca

lattes

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fuabc (1977) é especialista em psiquiatria e possui doutorado em Psicofarmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1981). Atualmente é professora de pós-graduação da UNIAD da Universidade Federal de São Paulo e professora titular na área de Farmacologia e Terapêutica da Dependência Química no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Psicofarmacologia , atuando principalmente nos seguintes temas: dependência de substância, adolescência, álcool, e desnutrição. Realizou o pós doutorado inicialmente em pediatria na Universidade Federal de São Paulo , com bolsa da FAPESP logo após concluir o doutorado e posteriormente já como professora da Universidade Federal Fluminense realizou outros dois estágios de pós doutorado . O primeiro em 1986 na University College London com bolsa do Conselho Britânico e o segundo também na University College London com bolsa do CNPq ambos sob a orientação do Professor Andre MacLean sendo o segundo co-orientado também pelo Professor James Smart da Universidade de Manchester. Atualmente dedica-se ao ensino de graduação em psicofarmacologia, atua como preceptora do internato em medicina e residencia em psiquiatria e orienta mestrandos e doutorandos na pós-graduação em fisiologia e farmacologia da UFF mantendo colaboração com a Universidade de Nova York e Casa Columbia, Nova York. Colabora também com projeto internacional desenvolvido pela universidade de Columbia, onde será responsável pela análise de parte dos resultados.

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados