III Curso de Verão do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas

O Curso

O Curso de Verão do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia) visa promover a divulgação ativa do conhecimento produzido nos laboratórios de pesquisa, pelos docentes e discentes do programa, através da realização de palestras expositivas e aulas práticas realizadas dentro dos laboratórios. As diferentes linhas de pesquisa dos laboratórios vinculados ao programa permitem que o curso tenha um caráter multidisciplinar, possibilitando um amplo espectro de temas para discussão e debates. Além disso, o curso tem como público-alvo alunos de graduação dos diferentes cursos da área da saúde, tanto da comunidade externa quanto os matriculados na Universidade Federal Fluminense, possibilitando a construção e desenvolvimento do conhecimento crítico-científico.

Em seu primeiro ano, o curso tem como tema central “Estresse e suas repercussões fisiológicas e farmacológicas.” Tradicionalmente, o estresse mental ou emocional, parece estar presente no cotidiano da população, desde o medo da violência, trânsito e pressão no trabalho, etc. Uma pesquisa do Internacional Stress Management Association mostrou que a população brasileira é a 2ª mais estressada do mundo, ficando atrás apenas do Japão! Dessa forma, é importante conscientizar a população em torno do tema.

As inscrições serão realizadas no período de 02 a 11 de dezembro de 2017. Após avaliação dos currículos e de cartas de interesse, a lista com os alunos selecionados será divulgada no dia 19 de janeiro de 2018. Todo o curso será realizado entre os dias 26 de fevereiro a 02 de março de 2018. As aulas teóricas ocorrerão de 9h às 18h, de segunda-feira (26/02) até sexta-feira (02/03), no Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Aguardamos vocês!

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados